Doutoramento em Matemática e Aplicações
O Doutoramento em Matemática e Aplicações é um ciclo de estudos em associação com:
Universidad de La Coruña (ES);
Universidad de Santiago de Compostela (ES);
Universidad de Vigo (ES);
Universidade do Minho (PT);
Universidade do Porto (PT).
Este ciclo de estudos proporciona uma formação no âmbito da Matemática e das suas aplicações, com orientação quer para a carreira académica quer para o mercado laboral, dotando os estudantes com várias capacidades:
projetar e desenvolver investigação original, de forma autónoma ou em parceria;
construir uma visão crítica do conhecimento e realidade;
transferir conhecimento para pares ou sociedade em geral.
Este ciclo de estudos tem a duração de 3 anos curriculares, com 180 ECTS, incluindo 2 Unidades Curriculares semestrais no 1º ano, Seminário de Matemática 1 e Seminário de Matemática 2, a realização de um Workshop em Matemática em cada um dos semestres 3 a 6 (S3-S6), e a Tese em co-orientação transfronteiriça. Os Seminários e Workshops decorrerão alternadamente em Portugal e Espanha, em cada uma das IES participantes, desta forma:
– Seminário de Matemática 1 e Workshops em Matemática dos S3 e S5 no início dos S1, S3 e S5, respetivamente
– Seminário de Matemática 2 e Workshops em Matemática dos S4 e S6 no final dos S2, S4 e S6, respetivamente.
Para mais informação, ver:
PLANO CURRICULAR
UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS
CANDIDATURAS
Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência de Dados
A Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência de Dados (MACD) visa a formação de profissionais com competências multidisciplinares que integram a Matemática, Estatística, e Ciência de Dados.
Um dos objetivos principais é dar resposta à crescente procura de profissionais capazes de proceder à recolha, análise e tratamento, de dados existentes cada vez mais em grandes quantidades em consequência dos avanços tecnológicos e da globalização.
O Licenciado em MACD poderá optar por um percurso de formação avançada e investigação em diversos cursos de 2.º ou 3.º ciclos, ou poderá, também, integrar o mercado de trabalho no sector industrial e financeiro, no sector da saúde, ou em empresas de telecomunicações e de tecnologia de informação, entre outras.
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos:
• Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal.
• Os titulares de grau de licenciado, detentores de um
currículo escolar ou científico especialmente relevante que
seja reconhecido como atestando capacidade para a
realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico
legal e estatutariamente competente da UTAD.
• Os detentores de um currículo escolar, científico ou
profissional que seja reconhecido como atestando
capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo
órgão científico legal e estatutariamente competente da
UTAD.
Doutoramento em Matemática
Programa de Doutoramento, em colaboração com a Universidade de Chester
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Chester, Reino Unido, iniciaram uma colaboração que permitirá obter doutoramento em Matemática pela Universidade de Chester, estando o trabalho de investigação sediado na UTAD (os alunos inscrever-se-ão na Universidade de Chester mas serão orientados por investigadores da UTAD devidamente aprovados pela Universidade de Chester).
O programa de Doutoramento:
funcionará em regime tutorial;
terá a duração mínima de 4 anos; e máxima de 6 anos;
propina: 1.998 libras/ano em 2014-15;
possibilidade da UTAD atribuir um voucher de 500 aos três melhores candidatos.
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário
Grau académico: Mestre
Área científica predominante do curso: Formação de Professores
Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120
Duração do curso: 4 semestres
Estrutura curricular
Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
ÁREA CIENTÍFICA
|
SIGLA
|
CRÉDITOS
|
|
OBRIGATÓRIOS
|
OPTATIVOS
|
||
Formação Educacional Geral
|
FEG
|
26,0
|
5,0
|
Didácticas Específicas
|
DE
|
30,0
|
|
Iniciação à Prática Profissional
|
IPP
|
50,0
|
|
Formação na Área da Docência
|
FAD
|
|
9,0
|
Subtotais
|
106,0
|
14,0
|
|
TOTAL
|
120
|
Plano de estudos
1.º ano; 1.º semestre
1º ano - 1º Semestre | ||
---|---|---|
UNIDADES CURRICULARES |
ÁREA CIENTÍFICA |
CRÉDITOS |
Complementos de Matemática I | FAD | 4,5 |
Didáctica da Matemática I | DE | 6,0 |
Desenvolvimento Curricular | FEG | 2,5 |
Sociologia da Educação | FEG | 2,5 |
Organização e Administração Escolares | FEG | 2,5 |
Comunicação e Tecnologia Educativas | FEG | 4,5 |
Educação Especial | FEG | 2,5 |
Investigação Educativa | FEG | 2,5 |
Opção I | FEG | 2,5 |
1.º ano; 2.º semestre
1º ano - 2º Semestre | ||
---|---|---|
UNIDADES CURRICULARES |
ÁREA CIENTÍFICA |
CRÉDITOS |
Complementos de Matemática II | FAD | 4,5 |
Didáctica da Matemática II | DE | 6,0 |
Psicologia da Educação | FEG | 4,5 |
História e Filosofia da Educação | FEG | 4,5 |
Opção II | FEG | 2,5 |
Ética e Deontologia Profissional | IPP | 2,5 |
Observação de Contextos e Ambientes Educativos |
IPP | 5,5 |
2.º ano; 1.º semestre
2º ano - 1º Semestre | ||
---|---|---|
UNIDADES CURRICULARES |
ÁREA CIENTÍFICA |
CRÉDITOS |
Estágio I | IPP | 21 |
Seminário Interdisciplinar I | DE | 9 |
2.º ano; 2.º semestre
2º ano - 2º Semestre | ||
---|---|---|
UNIDADES CURRICULARES |
ÁREA CIENTÍFICA |
CRÉDITOS |
Estágio II | IPP | 21 |
Seminário Interdisciplinar II | DE | 9 |